Environmental, social, and corporate governance

O poder da hotelaria na
transformação do mundo

Tratar de maneira realmente sustentável tanto o ambiente natural quanto as pessoas que nele habitam, usando práticas de gestão consciente, é algo que está no DNA do Grupo Barracuda.

Termos como ESG, sigla em inglês para “environmental, social and governance”, tinham sido pouco adotadas pelo mundo corporativo brasileiro quando o Barracuda transformou em prioridade trabalhar com hospitalidade de mínimo impacto na natureza e na comunidade aonde está inserido.

Hoje, o grupo tem como propósito promover transformação e despertar consciência por meio da organização de experiências autênticas e integrativas para os seus hóspedes.

Com práticas ecológicas adotadas desde a arquitetura e a construção até os serviços que proporcionam conforto sem desperdício, o Grupo Barracuda segue trabalhando para que seus hóspedes tenham uma experiência sem igual – e em absoluta harmonia com as pessoas, que são os verdadeiros donos e guardiões de Itacaré.

Guardiões do Clima


Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima é uma iniciativa socioambiental, criada em 2009 pela Ong Movimento Mecenas da Vida, para transformar o turismo num indutor de enfrentamento das mudanças climática e de sustentabilidade dos destinos turísticos.

Vencedor dos Prêmios: 1) Desafio de Inovação em Turismo Sustentável e 2) Gold Winner do WTM Latin America Responsible Tourism Awards, o programa foi pioneiro ao introduzir a prática da compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa no turismo brasileiro.

Os recursos da compensação das emissões de GEE dos empreendimentos turísticos e dos turistas são destinados à implementação da Agenda 2030. Ao todo são 9 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável impactados pelo programa, dos quais destacam-se: 1) Erradicação da pobreza; 2) Fome zero e agricultura sustentável; 3) Saúde e bem-estar; 9) Comunidades e cidades sustentáveis; 13) Ação contra a mudança global do clima; 15) vida terrestre.

A visão de futuro do programa é transformar os destinos turísticos brasileiros em Destinos

“Guardiões do Clima”, um conceito ímpar no turismo mundial, que engaja os diferentes atores sociais presentes no destino turístico para atuarem de forma conjunta e colaborativa em prol do clima; da proteção e regeneração das florestas, da biodiversidade e dos recursos naturais; da agricultura regenerativa e da inclusão socioeconômica de grupos sociais que vivem em situação de vulnerabilidade no Bioma Mata Atlântica.

Para alcançar essa visão de futuro foi criada a Rede Brasil Turismo CO2 Legal - Guardiões do Clima, que dará suporte à replicação do programa nos diferentes destinos turísticos brasileiros. Em setembro de 2023, o Instituto Yandê Itacaré – Organização da Sociedade Civil comprometida com o desenvolvimento sustentável local se juntou à Rede como entidade executora do programa no município de Itacaré, Bahia.

O Grupo Barracuda que possui 2 hotéis em Itacaré e possui em seu DNA os princípios da sustentabilidade socioambiental, se uniu a essa iniciativa abrindo mão de 2% do valor de suas diárias em prol do programa de enfrentamento climático.

O Grupo Barracuda fundou, em 2021, o Instituto Yandê Itacaré. A missão da entidade é contribuir para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades com as quais as propriedades Barracuda trabalham ao criar experiências únicas para os hóspedes.

O instituto promove educação empreendedora e incentiva iniciativas socioambientais por meio da partilha de conhecimentos, de capacitação e de capital semente que viabilizam o plano de ação de cada projeto. Ao menos 12 projetos já foram iniciados.

Entre eles destaca-se o Uruçu Viva, que fortalece um grupo de 14 meliponicultores do Assentamento Pancada Grande. Com foco no manejo sustentável, a iniciativa possibilita a conservação de colônias de abelha Uruçu-amarela, espécie ameaçada pelo desmatamento da Mata Atlântica.

O impacto positivo da conservação dessa espécie no meio ambiente é o aumento de polinização no arredores da comunidade, com isso mais florações, mais biodiversidade. Além disso, estimula a geração de renda por meio do beneficiamento do mel e da realização de cursos.

Outra iniciativa inspiradora é o Linhas Conscientes, que atribui autonomia e geração de renda para as mulheres da comunidade de Itacaré por meio da capacitação no ofício da costura. Este projeto promove a moda sustentável por meio do conceito de upcycling, um trajeto circular de criação e reutilização de tecidos e retalhos.

Para conhecer estas e outras iniciativas socioambientais de impacto positivo do Grupo Barracuda, acesse o site do Instituto Yandê Itacaré.