Transforme vidas por meio do esporte!
Com apenas R$ 1.500/ ano - 12 X de R$ 125/ mês você pode fazer a diferença na vida de uma criança ou jovem!
O Instituto Yandê Itacaré trabalha pela sustentabilidade de projetos socioambientais desde 2021, através de apoio financeiro e mentorias para líderes sociais, que possam trazer perspectiva ampliada de futuro para iniciativas locais.
Por meio do esporte promovemos a inclusão social e a melhoria no desempenho escolar de crianças e jovens de 08 a 18 anos de Itacaré.
ACOMPANHE NOSSAS AÇÕES E A PRESTAÇÃO DE CONTAS ONLINE.
O surfe em Itacaré é uma prática enraizada na cultura local e atrai turistas de todo o mundo devido à qualidade e constância das ondas. O esporte não envolve apenas aspectos físicos, mas também incentiva valores como consciência ambiental, respeito e disciplina.
O projeto Surfando para o Futuro, iniciado em 2016 pela Associação de Surf de Itacaré, beneficia crianças da rede pública de ensino, proporcionando aulas de surfe, educação ambiental, reforço escolar e assistência psicopedagógica.
Em 2022, com o apoio do Instituto Yandê Itacaré, o projeto atendeu 40 crianças de 8 a 13 anos, oferecendo duas aulas semanais de surfe, lanches balanceados, uniformes e equipamentos de proteção.
As pranchas utilizadas foram doadas pelo instituto e compartilhadas em uso coletivo, reduzindo o desperdício de utensílios descartáveis. As atividades foram realizadas em parceria com a South to South, empresa local de moda esportiva, e supervisionadas pela equipe do Instituto Yandê Itacaré.
A Associação de Canoagem de Itacaré foi fundada em 1999 e revelou vários campeões ao longo dos anos. Com apoio do TXAI Resort, a associação avançou com o projeto Remando para o Futuro e ganhou apoio estadual para construir sua nova sede, que inclui galpão, academia profissional e equipamentos. O PINSI criou uma linha de produtos esportivos para gerar renda e subsidiar a participação dos atletas em competições.
Em 2023, o Instituto Yandê Itacaré fez a doação de caiaques para incentivar a geração de renda extra por meio do turismo integrado a prática da canoagem no bairro da Passagem, um dos mais antigos de Itacaré. Assim, os membros da associação puderam realizar passeios com simpatizantes do esporte e captar recursos para a manutenção de suas atividades na sede da associação. O Instituto Yandê Itacaré contribui também com alimentos para que as merendeiras possam preparar refeições mais nutritivas para as crianças e jovens que frequentavam o centro de canoagem, como atletas amadores.
O projeto já beneficiou mais de 100 atletas e representa um potencial dinamizador da cultura e da microeconomia do bairro histórico da Passagem.
**O atleta Gabriel Porto (19 anos) recebeu o apoio para ingressar na confederação brasileira de canoagem e participar competições nacionais e internacionais como PANAMERICA
O projeto Lutar para Vencer surgiu do desejo do Mestre Rodrigo Vieira de oferecer inclusão e consciência cidadã para crianças e adolescentes vulneráveis no bairro da Passagem. Os praticantes do jiu-jítsu enxergam a prática não apenas como um esporte, mas como uma filosofia de vida que treina tanto o corpo quanto a mente, com a humildade sendo um dos princípios mais importantes. Em parceria com Verena, o projeto foi submetido ao edital PINSI em 2022.
Disciplina, concentração e os valores morais são os pilares do projeto, visando afastar os jovens da criminalidade, ensinar a lidar com o bullying e melhorar o comportamento na escola e com suas famílias.
O PINSI apoiou o projeto fornecendo equipamentos e contribuindo com inscrições em campeonatos, essenciais para a progressão dos alunos. As aulas são ministradas pelo Mestre Rodrigo e Mestra Verena para 20 jovens de 7 a 16 anos, promovendo inclusão social e cidadania através do jiu-jítsu.